31/12/2010

Ciclistas e o Código de Trânsito Brasileiro

Segue um material interessante sobre a nossa categoria e a Lei nº 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileiro: http://blog.ta.org.br/2010/12/31/ctb-de-bolso/

Mais um ano vencido...

2010 foi um ano de muitas realizações para os integrantes do Rapadura Biker. Alguns colegas deixaram o grupo, mas por outro lado novos ciclistas vieram engrossar o nosso pelotão.
Descobrimos novas trilhas e fizemos trajetos longos que para muitos eram até então impossíveis de serem concluídos.
Suamos muito, sentimos dores, caímos e principalmente, sorrimos muito. Acho que essa é a marca principal do Rapadura Biker: o sorriso no rosto.
Estivemos presentes no momentos de dor dos amigos, mas também fizemos questão de prestigiar os instantes de alegria.
Arengamos feito meninos, mas também soubemos fazer as pazes e voltar juntos para casa após mais uma trilha.
Agora só me resta agradecer ao generoso Deus e pedir que em 2011 novas amizades sejam apresentadas e novos caminhos sejam trilhados para que façamos jus aos dizeres da nova camisa do RB: "PEDALANDO POR MAUS CAMINHOS COM BONS AMIGOS".

29/12/2010

Viagem do Elefante: tá chegando a hora.

Depois de encarar umas serras brabas em Bananeiras estou de volta para os preparativos finais da viagem. É hora de pensar nos pequenos detalhes acerca do material a ser levado, pois nesse tipo de evento qualquer excesso pode ser prejudicial.
Confesso que estou um pouco eufórico, mas ao mesmo tempo tenho comigo uma tranquilidade e certeza de que farei o trajeto completo, pois sinto-me preparado fisicamente e psicologicamente.
Algumas pessoas telefonam e perguntam como vai ser a organização da viagem e continuo respondendo o mesmo: é uma viagem em grupo, mas cada um é responsável por sua alimentação e hospedagem.
Também tenho recebido telefonemas e recados no Orkut de pessoas interessadas em acompanhar um trecho da viagem: repito sempre o mesmo - sejam bem vindos.
O tempo continua "meio doido", pois quando você menos espera a chuva aparece em pleno dia de calor. Minha esperança é de que o sol amenize no começo de janeiro e possamos fazer um pedal com menor intensidade de calor.
Agora só resta aguardar. Feliz ano novo é o que desejo a todos os blogueiros.

17/12/2010

A Viagem do Elefante: matéria na Inter TV Cabugi

Ontem na Rota do Sol, nosso tradicional ponto de encontro para as pedaladas, fomos entrevistados por uma equipe da Inter TV Cabugi acerca da Viagem do Elefante. A matéria ficou legal e mostrou vários integrantes do grupo, demonstrando assim que não se trata de um projeto pessoal, mas uma idéia que foi abraçada por todos. Espero que no dia 06 de janeiro de 2011 vários colegas ciclistas estejam conosco na partida e quem sabe durante o trajeto. Para quem perdeu na telinha, segue o link: http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=7864

14/12/2010

A Viagem do Elefante: Intervenção da mídia.

Por intermédio dos colegas Haroldo Motta e Carlos Camboim da ACIRN fui entrevistado no último dia 10 de dezembro acerca da Viagem do Elefante (http://www.diariodenatal.com.br/2010/12/12/esportes1_0.php). Confesso que não é do meu feitio dar entrevistas, entretanto, cedi ao argumento de que se trata de um evento diferenciado, sendo necessário divulgá-lo, seja em prol do próprio ciclismo, seja como um meio de angariar incentivos durante o trajeto.
O repórter Luan Xavier do Diário de Natal foi muito profissional. Fiquei totalmente à vontade, conversei muito e ele soube captar a essência da viagem.
Com a publicação da matéria no último domingo outros órgãos informativos já entraram em contato solicitando agendamento de entrevistas, de forma que iremos conversar com a Band TV, TV Tropical e InterTV Cabugi no decorrer da semana.
Ademais, recebi um e-mail e telefonema do repórter Sidney, da Rádio Caicó AM e na manhã de hoje, via telefone, gravei uma entrevista, além de ter recebido o convite para conversarmos quando chegarmos em Caicó.
O importante de tudo isso é que possamos criar visibilidade para a nossa causa, fazendo com que outras pessoas se entusiamem com a idéia e de alguma forma contribuam para o fortalecimento do ciclomovimento em nossa Estado.
Aproveitei para conclamar todos Rapaduras para também emitirem suas opiniões sobre a viagem, pois todos são parceiros nessa empreitada.
No mais, que venha Patrícia Poeta!!! Kkkkkkkkkkk

Pedale Piaui!: MarOlinda Cult Hotel oferece passeio de bicicleta pela cidade

Pedale Piaui!: MarOlinda Cult Hotel oferece passeio de bicicleta pela cidade

Pedale Piaui!: Designer cria mochila especial para quem anda de bicicleta a noite

Pedale Piaui!: Designer cria mochila especial para quem anda de bicicleta a noite

08/12/2010

Viagem de bicicleta Natal-Florânia: a bicicleta realizando sonho

O pedal Natal-Florânia surgiu a partir do sonho de Carlos Medeiros, nosso amigo ciclista que é natural de Florânia/RN.
Em 2007 pedalamos muito na Rota do Sol e em trilhas nos finais de semana. Um dia Carlos revelou que tinha por objetivo realizar um sonho antigo:  pedalar de Natal até Florânia. Achei de início que era loucura, mas para não perder o amigo acatei de imediato a idéia.
Programamos para o mês de dezembro, mas infelizmente tive que fazer uma viagem na data prevista. Carlos não se fez de rogado e foi sozinho até Florânia. Confira as fotos no link seguinte:
http://www.inforside.com.br/galerias/index.php?album=viagem-carlinhos#55
Em 2008 o desafio foi renovado e desta feita conseguimos juntar um grupo legal: Eu, Artur Federal, Jadson, Professor Raimundo, Uziel, Carlos, Cimário e Bené (carro de apoio). Saímos às 15h15min do Posto Laís XI, na Reta Tabajara, antes do trevo de acesso ao Seridó e saída para Mossoró/RN. A opção em sair daquele ponto foi no sentido de evitar o trânsito perigoso da Reta Tabajara, um dos principais acessos a Natal.
Seguimos pela BR 226, passando por Bom Jesus/RN, Serra Caiada e Tangará (aqui paramos para jantar por volta das 18h00min). Continuamos até Santa Cruz/RN, com uma nova parada para "abastecimento" e conserto de uma bike. Tivemos nossa primeira baixa, pois a bike de Cimário quebrou a corrente e não foi possível reparo. A partir de então Bené teve companhia no carro de apoio. Saímos de Santa Cruz por volta das 20h30min, subimos a Serra do Doutor (grande desafio da viagem) e chegamos em Currais Novos/RN por volta de 12h30min. Ali já tinhamos reservado hospedagem no Hotel D´Almeida (telefone 8434311573), local simples, confortável e limpo. Acordamos por volta das 09h00min, tomamos café, fizemos os ajustes necessários e seguimos até Florânia/RN, onde chegamos por volta de 12h00min e fomos recebidos  por minha esposa, meu filho, Guga e Danny, que foram conferir nossa empreitada. Em seguida fomos até a casa dos pais de Carlos e ali fomos brindados com um delicioso e vasto almoço. De barriga cheia fomos subir o "Monte", com um visual incrível da região. Saímos de Florânia no final da tarde e chegamos em Natal por volta das 19h30min.
Em 2009 a experiência foi repetida. Desta feita fomos seis (eu, Bené, Carlos, Jadson, Rodolfo {carro de apoio} e Serginho). No caminho até o ponto de partida na reta Tabajara encontramos obras na pista e por tal motivo saímos atrasados (15h30min). Como o grupo era pequeno conseguimos manter um rítmo intenso e muito coeso. Os caras pedalaram muito bem. Tivemos dois pneus furados e enfrentamos a Serra do Doutor com muita força. Foram 20 minutos de subida. Chegamos em Currais Novos por volta de 00h40min e fomos comemorar comendo pizza. Dormimos e no outro dia tomamos café e saímos de Currais Novos às 08h30min. No caminho um pneu furado e um probleminha na bike de Carlos, mas enfrentamos muito bem o sol e chegamos em Florânia às 11h00min. A família de Carlos mais uma vez nos recebeu muito bem e tivemos um verdadeiro banquete (galinha caipira, linguiça do sertão, feijão, macarronada, arroz, salada, batata doce, sucos, melancia e doce de leite).
Em 2010 a viagem vai acontecer novamente e agora somente Carlos vai enfrentar os 186 Km até Florânia.
Estou aqui me coçando, mas voltei a trabalhar e tenho diversos compromissos inadiáveis. Fica para o próximo ano.
Resta-me tão somente desejar uma feliz viagem ao meu amigo floraniense.
Vai com Deus!!!




Banana Biker

No último dia 05 de dezembro estive juntamente com Claudia Celi, Antonino e Pollyana representando o Rapadura Biker no lançamento do Grupo de Cicloturismo Banana Biker, sediado na aprazível cidade serrana de Bananeiras/PB.
Para tornar oficial o grupo foi realizado um passeio de aproximadamente 30 Km, saindo da praça central de Bananeiras e seguindo até o Balneário do Sítio da Mijônia, onde foi servida uma deliciosa feijoada.
Naquele dia também foi usada pela primeira vez a camisa do Banana Biker e foi bonito ver trinta ciclistas pedalando dentro da cidade e depois nas serras com as cores do grupo no peito.
Chamou a atenção o entusiasmo dos ciclistas de Bananeiras, principalmente dos mais jovens que se fizeram presentes e concluíram todo o trajeto.
Para nós do Rapadura Biker foi motivo de muita honra participar desse momento histórico, que com certeza servirá de incentivo para outros grupos.
Para quem não conhece Bananeiras aqui fica o convite para visitar a cidade e desfrutar de trilhas incríveis, com paisagens deslumbrantes. Lá você encontra de tudo: casarios antigos, túneis, inscrições rupestres, cachoeiras, muita descida, infindáveis subidas e, principalmente, um povo bom e acolhedor. Segue o link do site do Município para maiores informações: http://www.bananeiras.pb.gov.br/bananeiras/principal.asp
De parabéns o colega Fernando Amaral pela iniciativa de organizar o grupo.