Caros Rapaduras: Encontrei um artigo interessante sobre o alimento que inspirou o nome do nosso grupo. A fonte da informação é a seguinte: http://pedaldigital.com.br/Dicas%20de%20alimeta%C3%A7%C3%A3o.html
A boa e velha Rapadura
Postado em 12/10/2011
O boa e velha rapadura, alimento típico do Nordeste brasileiro, é um excelente alimento para atletas de esporte de resistência. Seu alto valor nutritivo repõe e fornece a energia necessária para ficar bastante tempo fazendo exercício.
O alimento que é consumido principalmente como uma sobremesa e até como integrante da cesta básica em comunidade carentes. Foi criado no século XVI como uma solução para o transporte de açucar, uma vez que o açúcar granulado ficava úmido e melava. O tijolo de rapadura fica seco e pode ser transportado sem sujeira.
Seu processo de fabricação é praticamente todo artesanal, é feita a partir do caldo de cana após moagem, fervura, moldagem e secagem. É um alimento considerado mais nutritivo que o açúcar refinado pois enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui diversas outras substâncias nutritivas em sua composição.
Valores nutricionais (duas colheres de sopa):
- Calorias: 89
- Carboidrato: 22g
- Cálcio: 274mg
- Fósforo: 34mg
- Ferro: 10,1mg
- Potássio: 1.171mg
- Sódio: 38mg
- Tiamina: 0,04mg
- Riboflavina: 0,08mg
- Niacina: 0,8mg
Por ser um alimento com muito carboidrato, sais minerais, glicose, vitaminas e praticamente nenhum ingrediente químico é utiliza em seuprocesso de fabricação. É um fonte de energia excelente para os ciclistas, portanto, leve um desses tijolinhos no bolso para recarregar suas forças em um pedal longo.
Observação: Não coma antes do treino, o excesso de glicose pré-treino pode causar uma hipoglicemia como efeito rebote ao pico de glicose no sangue em repouso. Sempre a coma durante ou depois dos treinos
Nenhum comentário:
Postar um comentário