Hoje o Rapadura Biker abdicou de trilhar no Vale do Ceará-Mirim, percorrendo o trajeto denominado "Roteiro dos Engenhos". Mas se assim o fez, foi por uma boa causa. E bote boa nisso!
Desde que conheço Fabiano Silva, um dos integrantes da Bicicletada Natal, que o "Café com Motorista" é sempre pautado em suas conversas. Para ele esse é um importante meio de comunicação entre ciclistas e motoristas de ônibus, uma forma de nos conhecermos e descobrirmos o óbvio: estamos todos no mesmo barco.
Foi por pessoas como Fabiano Silva e por tantos outros que fazem acontecer o "cicloativismo" que os Rapaduras vestiram um dos seus mantos e foram juntar forças com os demais ciclistas, seguindo pedalando até o terminal de ônibus do Bairro de Felipe Camarão. Acredito que para muitos foi a primeira oportunidade de conhecer aquele Bairro, integrante da Zona Oeste da nossa Capital. Ali concentra-se uma grande massa populacional e infelizmente é um bairro estigmatizado, principalmente pelo aspecto da violência.
Quem não foi precisava ver a expressão de espanto das pessoas nas ruas já a partir da Cidade da Esperança. Vi crianças saindo correndo de casa para as calçadas, o que é comum. Vi também trabalhadores de uma oficina e donas de casas admiradas com nossa passagem, o que já não é tão corriqueiro. Conclui e espero que esteja certo que hoje contribuímos de alguma forma para devolver a dignidade daquelas pessoas, pois somente estão acostumadas a receber a visita dos "camburões" e dos "rabecões". Se às pessoas começam a ver que temos a coragem de pedalar pelas ruas do Bairro mais violento da cidade, no mínimo vão refletir e quem sabe concluir que alguma coisa está mudando.
Chegando em Felipe Camarão nos dirigimos ao terminal de passageiros e ali tivemos outra grata surpresa: um local limpo e com boa estrutura para quem vai aguardar o embarque no seu ônibus. Ali tivemos a oportunidade de conversar, ainda que rapidamente, com motoristas e cobradores, ouvindo seus reclamos e fazendo os nossos. Eles ficaram espantados com a nossa presença, muito embora já estivessem avisados. Um dos motoristas confidenciou: "não sabia que vinha tanta bicicleta". Aproveitei a deixa e disse a ele: "isso é por que amanhã é dia das mães e muita gente viajou, senão você ia ver".
Foi uma verdadeira confraternização. Ouvimos atentamente o que foi dito pelos motoristas e também deixamos nossas impressões, tudo feito de forma ordeira, sem agressões e sem desrespeito.
Com o apoio da SETURN foi servido um delicioso café da manhã e tanto os motoristas quanto os ciclistas comeram à vontade.
Com o apoio da ACIRN ao projeto foi possível sortear uma bicicleta, um capacete e um colete refletivo entre os motoristas e cobradores, demonstrando assim o nosso interesse em trazê-los mais para perto do nosso ciclomundo.
Também foi possível adesivar alguns ônibus com a mensagem da "distância que aproxima" e quem foi nosso parceiro nessa foi Braz Impressões.
Depois de tudo foi a hora de voltar ao lar. Uma parte desfez o caminho de ida e os Rapaduras seguiram pela BR 226, fazendo a trilha do Guarapes só para não deixar passar em branco.
Espero que o projeto continue e que em pouco tempo seus frutos possam ser colhidos.
Parabéns aos idealizadores do projeto e aos que tiveram coragem de transformá-lo em realidade.
Por fim, quero ressaltar uma frase do Profeta Gentileza, a quem tive o privilégio de conhecer. A frase tem tudo a ver com o que aconteceu hoje: "Gentileza gera gentileza".
Trajeto de hoje. |
Ciclistas no meio dos passageiros no terminal de Felipe Camarão. |
Mulheres ciclistas. |
Parte da galera. |
Adesivando. |
Mais adesivo. |
Pedro Brito falando em nome da ACIRN. |
A bicicleta, o capacete e o colete sorteados com os motoristas e cobradores. |
O café da manhã. |
Quero viver sempre nessa sombra. |
2 comentários:
Parabéns pelas palavras Benilton, elas mostram exatamente o sentimento de quem esteve presente no passeio pelo bairro e no café com os motoristas.
Precisamos entender também como é o dia a dia dos mesmos para que possamos também ter também respeito por esses profissionais que transportam vidas todos os dias pelas ruas de nossa cidade.
Grande abraço a todos os Rapaduras que sempre tem me recebido com enorme carinho, representando o PEDAL DA QUARTA, da Praça Augusto Leite.
Fiquem com Deus e VAMOS PEDALAR???
Fico muito honrado por citar meu nome ai no projeto, com paciencia nós chega lá! obg!
To até pensando em retirar a queixa daquele protocolo do Bad boy visse vou pensar rsrsrs
Que bom que entenderam o motivo de se levar essa ações para bairros tão pobres e carentes e que com tão pouco podemos fazer muito. Lá é que estão os problemas e mazelas de nossa sociedade e de lá que partem tudo isso para nos atingir em nosso dia a dia "lá na cidade".
Tenha plena certeza, apesar desse não ter ocorrido dentro dos parametros do primeiro, ainda conseguimos um corpo a corpo e garanto que teremos mais ciclomotoristascidadãos...
Obrigado ao grupo Rapaduras, Acirn,Ciclistas de Natal, Pedal da Quarta, Bike PNegra e demais;;;))))
Fabiano Silva
Postar um comentário